segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Arte de Semear Ideias (fragmentos)

Por Plínio Salgado.

A arte de semear ideias é uma arte difícil. Não pelo que exige em qualidades de ação, mas principalmente pelo que reclama em virtudes de resistência.

Não é somente escrevendo e publicando livros, redigindo e estampando artigos nos jornais, subindo à tribuna e proferindo discursos, nem lecionando ou simplesmente conversando, que se consegue semear ideias capazes de germinar.

Essa resistência, em cada minuto de sua vida, é que constitui o humus alimentador e vivificador das ideias semeadas. Sim; essa resitência é que determina a continuidade, a permanência, a fidelidade, que são os fatores operantes nos processos da germinação das ideias.

Porque o grande drama dos portadores de idéias novas consiste justamente no contraste entre estas e a realidade humana que é o solo onde o semeador deita a sementeira.
Essa resistência, essa capacidade para compreender e perdoar, essa energia na manutenção dos propósitos, esta linha imperturbável de marcha, tudo isso consiste a grande arte de semear ideias.

A arte de semear ideias é sem duvida, uma arte difícil. Mas, por isso mesmo, é bela.
Que a juventude de nossa Pátria saiba pratica-la. E poderemos ter confiança no Futuro.

(Na íntegra no livro, Recosntrução do Homem, cap. III)

Nenhum comentário:

Postar um comentário